Nota de solidariedade do Sindserv-SBC à greve das federais

Os servidores e servidoras das universidades e institutos federais de todo o Brasil estão em greve há quase três meses. As mobilizações e paralisações têm como objetivo estabelecer um diálogo com o governo em busca da reparação dos danos causados ao setor pelo intenso desmonte das universidades públicas federais e dos institutos federais, que eram parte do projeto político do governo anterior.
É preciso destacar o papel fundamental exercido pelas universidades públicas no exercício da ciência e pesquisa para a produção de conhecimento e tecnologias que beneficiam toda a sociedade. Além disso, é preciso enfatizar que o fortalecimento da educação pública em todas as suas esferas é essencial para o avanço de nossa sociedade.
O ABC sedia duas universidades federais, a Unifesp e a UFABC, esta última sendo fruto de uma luta de décadas de toda a população para que a região sediasse uma universidade pública que pudesse colaborar com a produção de conhecimento, fortalecendo a região.
Lamentavelmente, tivemos em nosso país a amarga experiência de um governo negacionista, que descredibilizava a ciência não apenas em seu discurso, mas também por meio do exercício da necropolítica, onde a retirada de recursos das universidades públicas foi parte da estratégia que prejudicou toda a produção acadêmica e causou danos diretos à vida de estudantes, professores e todos os trabalhadores e trabalhadoras das universidades públicas, incluindo as federais.
📖 A produção de conhecimento científico é fundamental para o aprimoramento dos serviços públicos. É dentro das universidades que são desenvolvidas as vacinas distribuídas pelo SUS, que são formados os professores que difundem o saber nas escolas, os médicos que tratam da saúde da população, entre outros saberes fundamentais para toda a sociedade.
O SINDSERV-SBC expressa sua total solidariedade aos servidores, servidoras e estudantes na GREVE DAS FEDERAIS. Esperamos que o atual governo tenha predisposição em dialogar com os representantes dos trabalhadores e trabalhadoras da categoria, acolha suas demandas e se esforce para buscar as melhores condições para atender as reivindicações dos grevistas.

Compartilhe