A Associação de Docentes da Universidade Federal do ABC, através de suas Diretorias Executiva e Colegiada, soma sua voz a todos e todas que repudiam o ataque golpista contra os prédios do Palácio do Planalto, do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional.
Para além do dano ao patrimônio público, artístico e histórico nacionais, o que ocorreu foi mais uma agressão da extrema-direita contra os poderes da República e as liberdades democráticas, com o intuito de impor terror e amedrontar a população.
A situação poderia ter sido ainda mais grave e irreparável: a passividade do Batalhão da Guarda Presidencial — que deixou o posto sob sua guarda ser tomado sem nenhuma resistência — indica o que poderia ter ocorrido caso o presidente da República estivesse em Brasília no momento da arruaça neofascista. O comportamento omissivo se estendeu a diversas outras autoridades públicas, cuja atuação precisa ser imediatamente investigada.
Não foi a primeira vez que algo desse tipo aconteceu. Em dezembro de 2022, no dia da diplomação do presidente Lula, Brasília já fora tomada pela baderna e pela tentativa de ato terrorista no aeroporto da capital federal, sob o olhar complacente e cúmplice das autoridades locais e com o estímulo do então presidente e de seus comandantes militares.
Agora, é indispensável que os financiadores, os envolvidos, os instigadores e os mandantes sejam identificados, processados e punidos com todo o rigor da lei. Nenhuma anistia, nenhum esquecimento: justiça! A começar pelos que usam como álibi o fato de estarem fora do país.
Para que as liberdades e a democracia sejam preservadas e para que a justiça prevaleça, convidamos toda a comunidade universitária, a começar por nossos/as colegas, para que nos somemos aos atos públicos que estão sendo realizados a partir de hoje em todo o país.
Golpe nunca mais!
Diretoria da ADUFABC
São Bernardo do Campo e Santo André
9 de janeiro de 2023