Nota da Diretoria da ADUFABC em solidariedade e preocupação com a comunidade da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP

A Associação dos Docentes da UFABC, por meio da sua diretoria, vem por meio desta nota expressar sua profunda preocupação e solidariedade com toda a comunidade da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP que, mais uma vez, foi invadida por grupo de perfil violento e conservador. Grupos de extrema-direita vêm, reiteradamente, invadindo o espaço universitário, em especial a FFLCH, para retirar cartazes e agredir verbal e fisicamente membros da comunidade universitária. Essa atitude, que demonstra o perfil intolerante e violento desses grupos, representa uma grave ameaça que já vem sendo corretamente endereçada pela direção da faculdade e que precisa, também, ser enfrentada pela universidade como um todo. Nós, da associação de docentes da UFABC, expressamos publicamente nossa preocupação e solidariedade, na certeza de que que defender a universidade pública é tarefa coletiva de todas as universidades e da própria sociedade.
No momento em que o Brasil leva a julgamento a tentativa de golpe de 2022/2023, a sociedade precisa se unir na defesa da democracia em todas as suas expressões. A ADUFABC segue ao lado das demais associações docentes, em particular, neste caso, a ADUSP, na defesa da democracia, da universidade pública e da liberdade acadêmica.

Santo André/São Bernardo do Campo, 08 de setembro de 2025
Diretoria da ADUFABC – Associação dos Docentes da UFABC

Compartilhe